Serviços de Patentes

Análise de patenteabilidade

Análise para averiguação da patenteabilidade de um invento. Essa análise se dá com base nos critérios da lei de propriedade industrial e diretrizes do INPI e retorna as chances de obtenção de uma patente para a referida invenção. Dentro da análise de patenteabilidade está a busca de anterioridade.

Busca de anterioridade

Pesquisa em bancos de dados de patentes que visa avaliar se um invento atende aos requisitos de novidade, atividade inventiva e ato inventivo definidos na lei.

FTO

Pesquisa realizada no banco de dados de patentes do INPI brasileiro com base no nome de um titular. Especialmente interessante para o mapeamento de tecnologias de concorrentes.

Busca nominal

É uma pesquisa realizada no banco de dados de patentes do INPI brasileiro com base no nome de um titular.

Redação e protocolo de pedido de patente

Elaboração técnica de relatório descritivo, quadro reivindicatório e resumo segundo diretrizes legais, seguido do depósito do pedido de patente junto ao INPI.

Elaboração de desenhos para pedido de patente

Confecção de desenhos técnicos no padrão exigido pelo INPI.

Busca de impugnação

Busca em base de dados de patentes que visa encontrar documentos que sejam capazes de obstar a concessão de uma patente ou anular uma patente de invenção.

Subsídios ao exame técnico

Há dois tipos de subsídios ao exame técnico: (1) subsídios positivos, i.e. aquele que o titular faz para tentar viabilizar a concessão de seu documento; (2) subsídios negativos, i.e. aquele que o titular faz para tentar impedir a concessão de um documento de um concorrente.

Cumprimento de exigência

Após o depósito de um pedido de patente, estes passam por um longo processo administrativo até a sua concessão. No decorrer desse processo podem surgir exigências do INPI, que consistem em solicitações de correção de erros formais do documento. O cumprimento de exigência é justamente o serviço configurado para solucionar uma exigência.

Resposta a parecer desfavorável

Após o exame técnico de uma invenção, o INPI pode ainda emitir um parecer desfavorável. Em tal parecer, o examinador do INPI argumenta pela não patenteabilidade da invenção por não atender a um dos requisitos de mérito, tais como: falta de novidade ou falta de atividade inventiva, por exemplo. Nestes casos, a resposta ao problema é a apresentação de uma resposta a parecer desfavorável.

Recurso contra indeferimento

Mesmo após indeferimento de um pedido de patente, nem tudo está perdido. É possível protocolar um recurso contra indeferimento para solicitar a reversão da situação e obter o deferimento do documento.

PAN

O Processo administrativo de nulidade é um peticionamento que se faz ao INPI para que este proceda com a nulidade de uma patente de um terceiro concedida há menos de 6 meses.

Tradução de documentos

Tradução de documentação para submissão de pedido ao INPI, documentos e comunicações oficiais do INPI e documentos técnicos em geral. Português e inglês.